“Como já mencionei, se quiser tornar-se um professor de matemática, não basta aprender muita matemática. Adicionalmente é preciso aprender como se comportar, como se vestir de um modo apropriado, que tipos de questões podem ser levantadas, como encaixar (ou seja, como se adaptar), etc. Se mostrar demasiada independência e questionar o código da sua profissão com demasiada freqüência, o mais provável é ser excluído do sistema de privilégios.”
NOAM CHOMSKY em A Escola como Instrumento de Controle e Coerção (clique aqui para ler o texto na íntegra)
“Em suma, se por pesquisa entendermos a investigação de algo que nos lança na interrogação, que nos pede reflexão, crítica, enfrentamento com o instituído, descoberta, invenção e criação; se por pesquisa entendermos o trabalho do pensamento e da linguagem para pensar e dizer o que ainda não foi pensado nem dito; se por pesquisa entendermos uma visão compreensiva de totalidades e sínteses abertas que suscitam a interrogação e a busca; se por pesquisa entendermos uma ação civilizatória contra a barbárie social e política, então, é evidente que não há pesquisa na universidade operacional.”
MARILENA CHAUÍ no artigo Universidade Operacional (este artigo pode ser encontrado na internet)
“A doutrinação é necessária porque as escolas são, de um modo geral, concebidas para apoiar os interesses do segmento dominante da sociedade, das pessoas detentoras da riqueza e do poder. Numa fase inicial da educação, as pessoas são socializadas de modo a compreenderem a necessidade de apoiar a estrutura do poder, com as corporações em primeiro plano – a classe empresarial.”
NOAM CHOMSKY em A Escola como Instrumento de Controle e Coerção (clique aqui para ler o texto na íntegra)
“Uma das características da esquerda é, e sempre foi, a de acreditar que o homem é perfectível, pode ser aperfeiçoado. Que o homem não é ruim por natureza, que é possível que socialmente ele possa viver de maneira harmônica, estável. A direita, por sua vez, é ruim mesmo. Faz com que o homem só pense em si, defenda seu interesse, por mais mesquinho que seja, acima de qualquer outra coisa. Essa é a verdadeira lei do mundo: primeiro o meu, o resto que se dane.”
JOÃO UBALDO RIBEIRO
“É sempre fácil obedecer quando se sonha comandar.”
JEAN PAUL SARTRE
“Os homens nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos.”
GEORGE BERNARD SHAW
“Quem mata um homem é chamado de assassino, quem mata milhares, é chamado de herói.”
CHARLES CHAPLIN
“Se tremes diante de qualquer injustiça, estejas onde for, então somos companheiros”
CHE GUEVARA
“Os oprimidos, contudo, acomodados e adaptados, “imersos” na própria engrenagem da estrutura dominadora, temem a liberdade, enquanto não se sentem capazes de correr o risco de assumi-la. E a temem, também, na medida em que, lutar por ela, significa uma ameaça, não só aos que a usam para oprimir, como seus “proprietários” exclusivos, mas aos companheiros oprimidos, que se assustam com maiores repressões.”
PAULO FREIRE no livro Pedagogia do Oprimido
“Mas quase sempre, durante a fase inicial do combate, em lugar de lutar pela liberdade, os oprimidos tendem a converter-se eles mesmos em opressores ou em “subopressores”. A própria estrutura de seu pensamento viu-se condicionada pelas contradições da situação existencial concreta que os manipulou. Seu ideal é serem homens, mas, para eles, serem homens é serem opressores. Este é seu modelo de humanidade.”
PAULO FREIRE no livro Conscientização - Teoria e Prática da Libertação -
Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire
“É perigoso ter razão em assuntos sobre os quais as autoridades estabelecidas estão erradas.”
VOLTAIRE
“Desejo, também, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.”
VICTOR HUGO
“Melhor do que roubar bancos é fundar um.”
BERTOLD BRECHT
“O capital privado tende a concentrar-se em poucas mãos, em parte por causa da concorrência entre os capitalistas e em parte porque o desenvolvimento tecnológico e a crescente divisão do trabalho encorajam a formação de unidades de produção maiores à custa de outras mais pequenas. O resultado destes desenvolvimentos é uma oligarquia de capital privado cujo enorme poder não pode ser eficazmente controlado mesmo por uma sociedade política democraticamente organizada. Isto é verdade, uma vez que os membros dos órgãos legislativos são escolhidos pelos partidos políticos, largamente financiados ou influenciados pelos capitalistas privados que, para todos os efeitos práticos, separam o eleitorado da legislatura. A conseqüência é que os representantes do povo não protegem suficientemente os interesses das secções sub-privilegidas da população. Além disso, nas condições existentes, os capitalistas privados controlam inevitavelmente, direta ou indiretamente, as principais fontes de informação (imprensa, rádio, educação). É assim extremamente difícil e mesmo, na maior parte dos casos, completamente impossível, para o cidadão comum, chegar a conclusões objetivas e utilizar inteligentemente os seus direitos políticos.”
ALBERT EINSTEIN em Porquê o Socialismo? (clique aqui para ler o texto na íntegra)
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